O Ied-ul-Fitre, é a celebração que marca o fim do mês de jejum muçulmano do Ramadã. Este ano o evento foi marcado para quarta-feira, 5 de junho. Isto é o que relata o Ministério do Interior liderado pelo ministro Mike Noersalim em uma carta oficial à comunidade. Ele diz que outros dados e anúncios que circularam pelo Facebook não são verídicos e reforça para que a população não dê crédito enquanto a reportagem não vier do próprio Ministério do Interior.
Noersalim diz que esta data foi definida após consenso das três organizações Muçulmanas: Associação Islâmica Surinamesa, Associação Muçulmana Surinamesa e Muçulmanos Madjlies. A maioria optou pela data. A decisão é registrada em uma ata e uma cópia é enviada para as várias organizações. Depois o anúncio oficial é realizado pelo próprio Ministério.
Duas das organizações muçulmanas passaram a data de 4 de junho devido a um cálculo incorreto. No entanto, eles voltaram atrás depois que perceberam o erro.
O ministro lamenta que antes do anúncio oficial ser publicado, a data antiga tenha sido divulgada por terceiros. Noersalim indica, que por uma questão de integridade, apenas o Ministério do Interior está autorizado a declarar oficialmente os feriados nacionais através de um aviso.
Foto: LPM
Deixe seu comentário abaixo.