O preço de varejo sugerido de um ovo de galinha foi estabelecido pelo ministério do Comércio, Indústria e Turismo (HI & T) em SRD 1,60 por unidade. Os ovos de galinha são produtos sazonais sensíveis, de modo que a cada ano, nesse período, há uma baixa potencial na produção, o que influência diretamente o preço de venda.
O ministério anunciou que o preço do ovo no mercado é determinado pela oferta e pela demanda. Por isso neste período de baixa produção, o ministério do Comércio, Indústria e Turismo, juntamente com vários fornecedores e vendedores, definiram um preço de varejo sugerido, fixado o mesmo em SRD 1,60 por unidade.
O ministro Rabin Parmessar, da LVV, teve uma reunião com a diretoria do setor de aves no Suriname. Durante a reunião, os números foram apresentados ao ministro Parmessar como previamente solicitado. Pesquisas preliminares do setor e da diretoria pecuária mostraram que não há escassez de ovos. O que acontece no momento, é que há uma prática de contrabando dos ovos para o lado francês, de acordo com os produtores. O resultado é uma escassez de ovos no mercado local, cujo comércio vinha sendo abusado pelo aumento do preço. O setor espera um excedente de ovos em 4 meses, se os números provisórios forem considerados. No primeiro semestre de 2019, o setor já produziu 263 mil pintinhos.
O setor reuniu-se com seus membros na quarta-feira, 9 de julho, e observa que o problema deve ser buscado mais cedo no comércio. Em reunião foi falado que se o governo decidir compensar o déficit importando ovos, afetará o setor local. No entanto, foi enfatizado mais uma vez que, por enquanto, não há a necessidade de importar ovos. O fato de os preços nas lojas terem subido de SRD 1,25 para quase SRD 2,00 por ovo é uma preocupação para o governo. O ministério da LVV quer fazer tudo o que puder para reduzir o preço. Portanto, em consulta com o setor, a HIT acatou o preço de varejo sugerido.
Foto: LPM