Um homem identificado como Garcia Vieira e apontado como garimpeiro, morreu no começo da noite desta sexta-feira (25), após ser baleado por um agente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Jacareacanga, no sudoeste do Pará. A vítima teria reagido à abordagem de fiscais do órgão federal. A Polícia Federal disse que abriu inquérito para apurar o conflito que resultou na morte de Garcia Vieira, no Alto Tapajós.
- Receba notícias em primeira mão do Brasil e do Suriname no grupo exclusivo do LPM News
- NA VISÃO DE UM BRASILEIRO: A obscura realidade da busca por ouro no Suriname e o convívio com assaltos e perigos
- Missionária brasileira no Suriname morre na Guiana Francesa; família pede ajuda para trasladar corpo para Marituba
- Brasileiro é suspeito de roubar loja próximo de garimpo no Suriname
As primeira informações sobre o caso dão conta de que teria havido uma troca de tiros entre Garcia e os agentes do Ibama, onde ele acabou sendo alvejado. Ferido, ele foi socorrido e encaminhado de helicóptero para Itaituba, onde chegou acompanhado dos fiscais por volta das 18h, ainda apresentando sinais vitais.
Uma equipe médica do Corpo de Bombeiros foi acionada para prestar atendimento, mas, ao chegar no aeroporto para prestar os primeiros-socorros, constatou que a vítima já estava sem vida. A Polícia Científica removeu o corpo. Os dois agentes do Ibama foram levados à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência.