O diretor da Missão Médica do Suriname diz que a situação é preocupante.
Muita água armazenada por causa da pouca chuva torna-se um terreno fértil para a reprodução dos mosquitos nestas áreas. O Zika vírus se espalhou para a aldeia nativa “Kwamalasamutu” onde sete indígenas tiveram resultado positivo para o temido Zika Vírus. Segundo a Missão Médica, estes índios podem ter sido contaminados no Brasil ou a doença está se espalhando a partir de Paramaribo para estas áreas.
O diretor da Missão Médica do Suriname, Edward van Eer, disse que somente na semana passada dezessete pedidos de análise foram enviados para o laboratório do Hospital Acadêmico de Paramaribo depois que foram detectados possíveis sinais do vírus em um menino da aldeia.
“Na terça-feira recebemos a notícia do laboratório que sete casos apresentaram resultado positivo. O Instituto de Saúde Pública (BOG) e o Ministério da Saúde foram informados, disse o diretor da Missão Médica
Edward está muito preocupado, porque esta é uma época de pouca chuva no interior onde uma grande quantidade de água é armazenada e isto pode facilitar a proliferação de criadouros do mosquito que espalha a doença. “Além disso, é uma área isolada, e que é preocupante”.
Na próxima semana, a Missão Médica, em conjunto com representantes do SNB e do Centro de Coordenação Nacional para Desastres (NCCR) vai viajar para a aldeia ”Kwamalasamutu” para examinar e pulverizar a área.
De acordo com a Missão Médica, as pessoas no interior estão informadas sobre a doença porque durante meses a Missão Médica forneceu informações sobre Chikungunya e Zika e os moradores também foram informados sobre os riscos da gravidez durante este período.
Deixe seu comentário abaixo.