O Serviço de Investigação Econômica (ECD) do Ministério do Comércio e da Indústria, anuncia que vai intensificar a fiscalização em lojas e supermercados de Paramaribo.
A equipe de fiscalização do ECD já visitou alguns supermercados e constatou que muitos produtos embalados estavam sendo vendidos abaixo do peso anunciado pelos comerciantes.
“As ações de fiscalização visam fiscalizar balanças, pesos e medidas e identificar eventuais danos ao consumidor e também reforçar o controle dos preços de produtos e mercadorias”, informou a ministra do Comércio e da Indústria, Sieglien Burleson.
Na quarta-feira, 14 de setembro, as ações foram concentradas nas proximidades de Zorg en Hoop onde alguns comerciantes da região tiveram suas balanças e produtos fiscalizados pela equipe do ECD. Durante o trabalho de auditoria, produtos que não estavam etiquetados com preço foram identificados e neste caso, os comerciantes foram obrigados a aplicar imediatamente os preços.
Além disso, os produtos pré-embalados como cebolas, açúcar, batatas e sal, estavam com peso alterado para menos caracterizando prejuízo ao consumidor que estava pagando por um quilo do produto e levando 950 Kgs em muitos dos casos.
Os comerciantes que foram flagrados cometendo este crime foram multados e tiveram que embalar novamente os produtos com o peso correto nas prateleiras. Também foram detectados casos em que os varejistas estavam utilizando uma margem de lucro maior do que o previsto por lei para o varejo que é de 15%. O preço destes produtos foram imediatamente recalculados e os comerciantes multados pela prática abusiva de preços ao consumidor.
O Ministério salienta que todos os varejistas são obrigados por lei a trabalhar de acordo com o Preço de Direito que está sujeito a fiscalização do Ministério do Comércio e da Indústria.
Deixe seu comentário abaixo.