spot_img
spot_img

Reunião classifica como “bem sucedidos” os projetos bilaterais entre Brasil e Suriname

Atualizado há

- Publicidade -

Governos estudam a ampliação de novas ações conjuntas.

A primeira reunião de monitoramento e avaliação da cooperação bilateral entre Suriname e Brasil foi concluída na quarta-feira, dia 9, em Paramaribo. A reunião foi liderada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e analisou os 15 projetos que entre os dois países, entre os quais, os concluídos, em andamento e em fase de assinatura.

Reunião do Grupo de Trabalho de avaliação da cooperação técnica Brasil-Suriname também aproveita para assinar projetos de cooperação técnica discutidos desde o ano passado — Foto: Reprodução/Laudemar

Desde o começo da semana uma cúpula do Suriname e do Brasil colocou à mesa as iniciativas conjuntas nas áreas de educação, gestão pública, geologia, agricultura, saúde, capacitação, recursos naturais e diplomacia. As reuniões técnicas classificaram como “bem sucedida” a parceria, uma vez que ambas as nações são beneficiadas com os resultados alcançados.

- Publicidade -

Saiba mais

“Essa relação também se enquadra nas prioridades da política externa do Suriname, em particular o fortalecimento contínuo da relação com os países de fronteira e vizinhos”, disse a ministra Yldiz Pollack-Beighle, das relações exteriores. Também foi discutido a possibilidade de envio ao Brasil de especialistas para troca de experiências na Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Reunião discute acordos bilaterais entre Brasil e o Suriname — Foto: Reprodução / Laudemar

No primeiro dia da reunião, a representante do ABC no evento, Maria Augusta Montalvão Ferraz, detalhou o trabalho bilateral. “O programa atualmente inclui 15 projetos em diferentes fases. Por exemplo, oito deles estão na fase de implantação, quatro na fase de assinatura e três foram concluídos recentemente. A cooperação é baseada em benefício mútuo, confiança e amizade”, reiterou.

O embaixador do Brasil, Laudemar Aguiar, complementou ao avaliar o comprometimento do Governo do Suriname no cumprimento dos acordos. “Esse grupo de trabalho que delegou a ABC é essencial porque o Suriname é o país com o qual o Brasil firmou, desde o ano passado, o maior número de projetos de cooperação técnica em todo o mundo. Além disso, o Suriname está comprometido com os acordos e cooperações que celebrou”.

Foto: Arquivo LPM News

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App