Governos estudam a ampliação de novas ações conjuntas.
A primeira reunião de monitoramento e avaliação da cooperação bilateral entre Suriname e Brasil foi concluída na quarta-feira, dia 9, em Paramaribo. A reunião foi liderada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e analisou os 15 projetos que entre os dois países, entre os quais, os concluídos, em andamento e em fase de assinatura.
Desde o começo da semana uma cúpula do Suriname e do Brasil colocou à mesa as iniciativas conjuntas nas áreas de educação, gestão pública, geologia, agricultura, saúde, capacitação, recursos naturais e diplomacia. As reuniões técnicas classificaram como “bem sucedida” a parceria, uma vez que ambas as nações são beneficiadas com os resultados alcançados.
Saiba mais
“Essa relação também se enquadra nas prioridades da política externa do Suriname, em particular o fortalecimento contínuo da relação com os países de fronteira e vizinhos”, disse a ministra Yldiz Pollack-Beighle, das relações exteriores. Também foi discutido a possibilidade de envio ao Brasil de especialistas para troca de experiências na Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
No primeiro dia da reunião, a representante do ABC no evento, Maria Augusta Montalvão Ferraz, detalhou o trabalho bilateral. “O programa atualmente inclui 15 projetos em diferentes fases. Por exemplo, oito deles estão na fase de implantação, quatro na fase de assinatura e três foram concluídos recentemente. A cooperação é baseada em benefício mútuo, confiança e amizade”, reiterou.
O embaixador do Brasil, Laudemar Aguiar, complementou ao avaliar o comprometimento do Governo do Suriname no cumprimento dos acordos. “Esse grupo de trabalho que delegou a ABC é essencial porque o Suriname é o país com o qual o Brasil firmou, desde o ano passado, o maior número de projetos de cooperação técnica em todo o mundo. Além disso, o Suriname está comprometido com os acordos e cooperações que celebrou”.
Foto: Arquivo LPM News
Deixe seu comentário abaixo.