O governo agora não tem mais escolha e decidiu envolver as forças armadas para retirar todos os garimpeiros ilegais da concessão da mineradora Rosebel, em Brokopondo.
Para restaurar a ordem, unidades da Polícia e mais de 130 soldados do Exército Nacional serão mobilizados para realizar a operação no início da próxima semana, informou o comandante da polícia, Robby Ramjiawan, nesta última sexta-feira, 9 de setembro.
Segundo dados da polícia, existem mais de duas centenas de imigrantes ilegais que estão na área de concessão da Rosebel. A situação já foi mapeada pela Comissão de Planejamento de Ouro que é responsável pela coordenação geral de exploração de ouro na área. A operação policial programada para acontecer na próxima semana será coordenada por Ramjiawan e apoiada pelos militares.
Além dos mineiros ilegais, várias máquinas usadas pelos garimpeiros para escavação e bombas de água localizadas na região também serão confiscadas e retiradas da área de concessão da mineradora Rosebel em Brokopondo. Segundo o comandante Ramjiawan, as pessoas que estiverem dentro da área da mineradora serão detidas e multadas, por terem cometido delito econômico.
A mineradora Rosebel Goldmines reclamou com o governo sobre a presença constante de centenas de garimpeiros em sua área de concessão e uma vez que é obrigação do governo realizar a remoção dos imigrantes ilegais de sua área de concessão, a operação será colocada em prática.
Segundo informou a mineradora canadense, os garimpeiros ilegais dificultam o trabalho da empresa e a presença deles na área pode gerar situações de perigo para os próprios garimpeiros ilegais.
Deixe seu comentário abaixo.