Dando continuidade as operações ‘Hórus’ e ‘Coração Azul’, que combate o crime organizado na fronteira do Brasil com o Suriname e a Guiana Francesa, a Polícia Civil do Amapá apreendeu mais de R$ 350 mil em dinheiro e objetos. Também foram capturados pelo menos 8 procurados por tráfico intencional de pessoas e de drogas.
Foram apreendidos valores em moeda nacional e internacional, além de duas embarcações, armas, munições e celulares em região fronteiriça no município de Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá. De acordo com a Polícia Civil, as prisões são resultados de uma investigação feita ao longo de dois meses e que contou com serviço de inteligência para mapear as rotas fluviais utilizadas pelos investigados.
O principal alvo foi um homem que além de ser procurado por tráfico de pessoas, também é suspeito de ser um dos maiores traficantes de drogas na fronteira, segundo a Civil. De acordo com o delegado Charles Correa, que está a frente da operação, o tráfico de entorpecentes servia para abastecer várias cidades do Amapá.
“Conseguimos capturar um coiote que estava promovendo imigração ilegal de cubanos e haitianos do Suriname e da Guiana Francesa para o território brasileiro sem as formalidades legais. Além de ser traficante de pessoas é suspeito de ser um dos maiores traficantes de drogas aqui da fronteira”, relatou o delegado.
Para capturar o principal alvo, a polícia utilizou a tática conhecida como “cavalo de troia”. A equipe conseguiu capturar uma embarcação irregular e com ela fez o patrulhamento pelos rios. Enquanto isso, a embarcação oficial da polícia retornou para a sede em Oiapoque, fazendo com que os procurados acreditassem que a operação havia cessado.
“Eu fui com mais um policial e um piloto e ficamos escondidos com essa embarcação capturada e a outra equipe retornou para Oiapoque. Nós ficamos cerca de 10h campanando”, contou Charles. Enquanto os policiais observavam a movimentação do rio, o principal alvo foi avistado em uma embarcação. A Civil iniciou a perseguição policial e realizou a abordagem.
De acordo com o delegado Correa, os homens não revidaram e só nessa embarcação foi capturado o total de 4 pessoas. A Polícia Civil do Amapá recebeu reforço da polícia da Fronteira da França (PAF). De acordo com o delegado Correa, todo o material apreendido soma cerca de R$ 350 mil reais de prejuízo às organizações criminosas da região.
A ‘Hórus’ investiga crimes na região de fronteira relacionados ao tráfico de drogas, crimes ambientais, garimpo ilegal, entre outros. A ‘Coração Azul’ intensifica o combate ao tráfico intencional de pessoas durante campanha no mês de julho.