Um dos medicamentos vendidos sem receita médica é o popular xarope “Tussadryl” que é produzido na Guiana e contrabandeado para o Suriname.
A Comissão de Registro do Ministério da Saúde determina que determinados medicamentos só podem ser vendidos com receita médica.
Apesar de ser determinado por lei que o medicamento só deve ser vendido mediante receita médica, o xarope continua a ser vendido em supermercados.
A chefe da Inspeção Farmacêutica, Miriam Naarendorp, considera altamente provável que a mistura para tosse vem da Guiana, onde o medicamento é fabricado e contrabandeado para o Suriname.
“Nós temos fronteiras abertas e muitas vezes a polícia realiza apreensões de medicamentos na rota Nickerie-Paramaribo”, afirmou Miriam.
O xarope “Tussadryl” é prescrito para gripe e todos os sintomas associados, mas o uso sem receita médica pode resultar em perigosos efeitos colaterais sem falar que o medicamento pode ser contra-indicado para algumas pessoas.
“O ministério da Saúde tem conhecimento de que pode estar havendo um uso abusivo deste medicamento, mas está aguardando um relatório oficial sobre o caso. Só então é que vamos ver quais são os efeitos adversos sobre a saúde”, disse a chefe de Inspeção Farmacêutica.
Deixe seu comentário abaixo.