Saiba o que é, como tratar e prevenir essa doença que pode causar desde perda dos dentes até parto prematuro e problemas pulmonares.
A periodontite é uma inflamação/infecção mais forte que a gengivite. Por ser mais severa, ela pode atingir a gengiva, os ligamentos e os ossos que dão suporte aos dentes e, por isso, se não for tratada, pode causar a perda gradual dos dentes e até outras doenças mais sérias.
Quando a placa bacteriana não é devidamente removida pela escovação e o uso do fio dental ela se instala entre os dentes e libera toxinas que irritam a mucosa da gengiva, gerando inicialmente uma pequena inflamação, que ainda neste estágio, é chamada de gengivite.
Quando não tratado, esse quadro evolui para a periodontite que, se também não receber cuidados, pode causar hemorragia, inflamação gengival, mau hálito, mobilidade dentária, abertura de espaço entre os dentes, sensibilidade dentária, perda de tecidos gengivais (recessão gengival) e até mesmo a perda dos dentes.
Em relação à saúde de uma forma geral, a periodontite também pode ser muito perigosa. “Há vários trabalhos que relacionam a doença periodontal a partos prematuros, bebês que nascem com baixo peso, diabetes, doenças pulmonares e cardiovasculares”, diz William Frossard, periodontista e coordenador do Curso em Especialização em Prótese Dentária Clínica da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Tudo isso porque as bactérias que estão causando a infecção, que estará em um estágio bem avançado, podem se deslocar para outras partes do corpo pela corrente sanguínea.
Por isso que a melhor forma de tratamento dessa doença e de seus desdobramentos ainda é a prevenção. Uma boa higienização bucal com o uso correto do fio dental e visitas periódicas ao dentista podem evitar, não só a periodontite, como muitos outros problemas bucais e sistêmicos graves.
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Terra