A Índia ultrapassou seis milhões de casos de covid-19 nesta segunda-feira (28), adicionando mais de 82.170 novas infecções nas últimas 24 horas, mesmo período em que o número de mortos ultrapassou a barreira de 95 mil.
A Índia se tornou o segundo país mais afetado pelo mundo pela pandemia em termos absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos, que já tem 7,2 milhões de casos detectados.
As autoridades indianas destacaram a mortalidade relativamente baixa neste país de 1,3 bilhão de pessoas. Os Estados Unidos têm mais do que o dobro do número de mortes, cerca de 205 mil; enquanto o Brasil, com cerca de 4,7 milhões de casos, registrou cerca de 141 mil mortes.
“A Índia está longe de ter conseguido um nível de imunidade coletiva, então todos nós devemos continuar com as medidas apropriadas contra o coronavírus”, disse Vardhan em uma aparição na mídia.
A Índia, um dos maiores produtores mundiais de vacinas, prometeu usar essa capacidade “para ajudar toda a humanidade”, disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, às Nações Unidas no fim de semana.
O país asiático prometeu às Nações Unidas ajudar outros países a melhorar sua capacidade de armazenamento refrigerado para facilitar o fornecimento de vacinas, enquanto questiona a resposta do organismo internacional à pandemia.
A Índia já está trabalhando na última fase de testes com várias vacinas, incluindo a da AstraZeneca em colaboração com o Instituto Serum da Índia, um dos maiores fabricantes de vacinas do mundo.