Selvageria resulta de uma percepção de que os imigrantes estão tomando empregos dos sul-africanos.
Após se livrar do regime do apartheid, que segregava os negros em detrimento de uma minora branca, a África do Sul está vivendo momentos de brutalidade contra estrangeiros. O moçambicano Emmanuel Sithole, cuja identidade foi encontrada em seu celular, morreu após ser massacrado por um grupo na cidade de Alexandra.
O motivo é o fato de que ele era estrangeiro. A morte de Sithole ocorreu após uma noite de saques e agressões xenófobas. A selvageria no país tem como uma das raízes o alto índice de desemprego que, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), atingia 24,9% da população em 2013.
Foram formadas quadrilhas de moradores que culpam os imigrantes de outras partes da África pela falta de postos de trabalho. Sithole estava simplesmente andando na rua quando foi agredido e se tornou vítima da gangue.
O esfaqueamento ocorreu à luz do dia, enquanto alguns observavam. Outros incentivavam. E havia aqueles que participavam, agredindo e depois recuando,Os agressores não se constrangiam em atacar o moçambicano de maneira covarde e insana: eram três, quatro, cinco contra apenas uma vítima impotente naquele momento.
Um homem ainda tentou conter o ataque selvagem, mas quando ele chegou a vítima já estava bastante ferida.
Um jornalista do The Sunday Times, da África do Sul, registrou a atrocidade, já que ele estava no bairro para entrevistar uma série de comerciantes estrangeiros que tiveram seus estabelecimentos saqueados na noite anterior.
Depois de agredido, Sithole ficou sangrando em uma sarjeta. O jornalista e testemunhas, então, o levaram de carro a um centro médico a apenas 300 metros de distância, mas este estava fechado.
A explicação para o fechamento é a de que o médico que trabalhava lá era outro estrangeiro e temia ser também ele vítima de um ataque xenófobo.
Na sequência, eles se encaminharam a um hospital, mas o estado de Sithole se deteriorou, quando ele gritou e fez uma careta de dor, antes de cair, enfim, inconsciente. Mesmo atendido, as tentativas de salvá-lo foram em vão,O fim triste da história retrata o drama de muitos imigrantes na África. Sithole era apenas um homem que fugiu para a África do Sul com a esperança de uma vida melhor .
Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: R7