Como resultado da missão no interior liderada pelo presidente Desi Bouterse, o Ministério da Saúde constatou que assim como em Paramaribo, um grande número de pessoas no interior sofre com diabetes e hipertensão.
A informação foi divulgada na última quarta-feira (15) por meio de uma conferência de imprensa que contou com a participação do presidente Desi Bouterse e a vice-presidente de Planejamento e Monitoramento da Saúde, Edith Tilon.
Além do relatório sobre estas doenças degenerativas, Edith Tilon disse que cerca de 50% das crianças entre 0 a 5 anos não foram vacinadas no interior. De acordo com Tilon, esta foi uma descoberta desagradável, porque as vacinas estão disponíveis. Acontece que o objetivo não foi alcançado devido à falta de armazenamento a frio das vacinas que ficaram comprometidas.
Parece também que várias crianças foram vacinadas na Guiana Francesa, mas os pais não possuem quaisquer documentos que comprovem a imunização.
No relatório sobre a saúde no interior também foi abordada a questão sobre saneamento e eliminação de resíduos que deve ser tratado com urgência. A representante da saúde anunciou que latrinas serão construídas com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Dois especialistas da OPAS fizeram parte da delegação e a organização regional de saúde doou comprimidos para purificação da água no interior. Os moradores receberam orientação sobre a utilização adequada das pastilhas de cloro para a garantia de uma água potável limpa e segura.
Foto: Xaverio Mathurin
Deixe seu comentário abaixo.