No domingo (12), ocorreu a inauguração da fábrica de gelo, na cidade de Apoera. O Presidente Chandrikapersad Santokhi, o Comissário Distrital Josta Lewis da instância administrativa de Kabalebo e os Ministros Parmanand Sewdien da Agricultura, Pecuária e Pescas (LVV) e Amar Ramadhin da Saúde estiveram presentes na ocasião. A fábrica de gelo, deve beneficiar tanto a indústria pesqueira quanto a fruticultura.
A fábrica de gelo é uma doação do Japão, para o desenvolvimento de Apoera e arredores, mas em particular da pesca local. “É por isso que a fábrica tem que estar ao longo do rio”, disse o presidente Santokhi. O ministro Sewdien diz que seu ministério quer apoiar os agricultores no cultivo de frutas, bem como no cultivo de tayer. A intenção é processar também as lavouras em Apoera, onde a instalação de gelo terá um papel importante. A fábrica possui 5 máquinas, cada uma com capacidade de produção de 1000 quilos.
A permissão por escrito foi concedida para construir a instalação, com o terreno sendo entregue ao Ministério de LVV por decisão do governo central. O Japão estabelece condições para uma gestão sustentável, pela qual o ministério é responsável. Isso se aplica a todas as fábricas de gelo.