Nesta segunda-feira, dia 25 de maio, cerca de 380 mil eleitores devem exercer o direito do voto no Suriname. No total, o povo escolhe 934 representantes, sendo 51 membros da Assembleia Nacional (DNA), 883 vereadores, sendo 118 dos distritos. Depois disso, a DNA vão definir o presidente e o vice, que vão comandar o país pelos próximos cinco anos.
Como é definido o presidente?
Se após duas rodadas de votação na DNA não houver maioria de dois terços, a eleição presidencial será realizada na Assembleia Popular das Nações, onde uma maioria simples de 50% mais um são suficientes. Nesse caso, o candidato com 468 votos é o novo presidente da República do Suriname.
Leia também:
-
Oposição, VHP afirma que será o maior partido do Suriname ao final da eleição
-
Presidente do Suriname vota pela manhã e destaca a democracia em discurso
O que acontece hoje?
Nesta segunda, apenas membros são eleitos para os órgãos representativos do povo. Já no dia 12 de agosto, o novo presidente e o vice-presidente vão assumir o cargo e, em seguida, já com o juramento e definição dos ministros. É bem possível que isso ocorra na terceira e decisiva rodada com todos os 934 representantes.
Número de cadeiras
As eleições de hoje são importantes, pois a relação de poder entre os partidos é determinada pelo número de cadeiras. A escolha de um presidente na DNA exige 34 de 51 cadeiras. Se nenhuma das partes atingirem esse número, os 883 vereadores terão que tomar a decisão.
Ao eleger esses representantes, o sistema da maioria das pessoas aplica-se em contraste com o sistema de proporcionalidade distrital para a DNA. Isso significa que, mesmo que um partido ou coalizão de partidos possua a maioria de 26 assentos na DNA, não precisará obter uma maioria simples de 468 assentos na Assembleia Popular.
Foto: LPM News
Deixe seu comentário abaixo.