De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (LVV), dois casos de animais suspeitos de estarem com a doença foram identificados no distrito do Pará e na capital Paramaribo.
Desde que os casos começaram a ser analisados no mês passado, todas as medidas foram tomadas pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação do vírus e não houve mais notificação de novos casos.
A doença é um vírus que é transmitido por mosquitos e tem como alvo principalmente cavalos, mulas e burros, que uma vez infectados os animais devem ser sacrificados para não contaminar os animais sadios. Nos animais a doença infecciosa não tem cura e pode contaminar os seres humanos levando a morte dentro de duas semanas se não for tratada rapidamente.
Conforme enfatizou o ministro do LVV, no Suriname, esta é a primeira vez que a doença está sendo monitorada pelas autoridades sanitárias. As amostras dos casos suspeitos foram enviadas para teste em laboratório credenciado e se o resultado dos testes for positivo, os resultados serão comunicados diretamente ao Ministério da Saúde do Suriname, OPAS e OMS.
O ministro enfatizou que é necessária uma ação rápida para evitar a possibilidade de propagação de infecção.
Deixe seu comentário abaixo.