A comunidade indígena do Suriname aproveitou a data para reivindicar os direitos á terra.
Representantes dos povos indígenas de todo o país saíram as ruas nesta terça-feira para chamar a atenção de toda a sociedade para a luta pelos direitos dos índios.
O chefe, Romeo Pierre Pierrekondre, disse que as questões relativas aos direitos de terras devem ser definidos por lei e O Dia Internacional dos Povos Indígenas tem sido utilizado como uma reflexão. Pierre disse ainda que o ato de protesto realizado pelos nativos hoje tem o objetivo de chamar a atenção do governo e da sociedade para o direito dos índios.
O Estado do Suriname foi condenado em um tribunal internacional por não reconhecer os direitos dos índios sobre a terra. O líder indígena salientou que os primeiros habitantes do país são os índios e depois todos os grupos populacionais e portanto querem que seus direitos agora sejam legalmente reconhecidos e respeitados.
Os indígenas realizaram uma caminhada pelas ruas vestidos com seus trajes típicos e levando cartazes que chamavam a atenção para os direitos indígenas no Suriname.
Deixe seu comentário abaixo.