No Suriname, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (LVV) é responsável pelo controle da praga.
Uma delegação do Brasil, composta por intérpretes e seis especialistas técnicos, começou na segunda-feira, 21 de outubro, um treinamento para a “Erradicação e controle da mosca da carambola”. Participam do curso os conselheiros de LVV, pesquisadores assistentes e funcionários do Departamento de Proteção de Plantas.
No Suriname, o Ministério da LVV é responsável pelo controle da mosca. O país assinou um acordo bilateral com o Brasil em 2014 para apoiar ações de combate e erradicação da mosca da carambola. O treinamento para técnicos agrícolas do ministério deve aumentar a capacidade de conhecimento em relação à praga.
Ainda sobre o treinamento, esta é a terceira atividade integrante do projeto bilateral e abordará, entre outras coisas, a biologia da mosca, a maneira como é controlada no Brasil e no uso de pesticidas biológicos. A mosca é um flagelo destrutivo no setor de frutas, o que leva baixa qualidade e redução da produção.
Exportação
O Suriname perdeu seu mercado de exportação de citros para os Estados Unidos devido a restrições de quarentena na mosca da fruta Carambola. Atualmente, o país exporta principalmente para a Europa, mas também precisa cumprir regras rígidas.
Fotos: Reprodução/Min. LVV
Deixe seu comentário abaixo.