Por se tratar de convocação, Abraham Weintraub é obrigado a comparecer ao plenário. Deputados querem que ministro preste esclarecimentos sobre bloqueios no orçamento no setor.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que ele preste esclarecimentos sobre bloqueios no orçamento do setor.
Por se tratar de convocação, Weintraub é obrigado a comparecer à Câmara. O requerimento de convocação foi aprovado com 307 votos favoráveis e 82 contrários
Os deputados ouvirão o ministro da Educação nesta quarta (15), na chamada comissão geral, quando há debates no plenário da Casa.
A maioria dos partidos orientou as bancadas a votarem a favor do requerimento. Na sessão, apenas PSL e Novo orientaram contra a convocação.
O líder do governo na Câmara, deputado Major Vítor Hugo (PSL-GO), argumentou em plenário que o ministro já iria comparecer nesta quarta-feira a uma audiência pública conjunta na Câmara, de duas comissões permanentes. Por isso, considerou que a convocação era desnecessária.
Já a líder do Governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), declarou que o ministro é preparado para discutir os temas, mas admitiu que não é “nada agradável” para o governo ter um ministro obrigado a comparecer à Câmara.
“O ministro da Educação é bastante preparado para falar sobre o assunto. Eu acho que não vai haver problema nenhum. Claro que não é nada agradável você ter um ministro convocado ao invés de convidado”, argumentou.
Fonte: G1