Todos os anos no dia 28 de fevereiro, os médicos especialistas dedicam uma atenção extra para as lesões provocadas pelo esforço repetitivo (LER).
A utilização frequente e prolongada do computador pode desenvolver a doença. No entanto, a LER é um termo genérico para várias doenças causadas pelo esforço repetitivo e prolongado.
Além de usuários de computadores, também podem ser incluídos neste grupo os cabeleireiros, caixas e funcionários da linha de montagem de onde provém o maior número de queixas da doença. A Lesão causada por esforço repetitivo não é um fenômeno novo”, disse o acupunturista Dinish Charoe, ligado ao Centro Médico Joshua que tem tratado um grande número de pessoas com LER.
Estatisticamente, não se pode dizer que tem havido um aumento quanto as queixas específicas da doença uma vez que o uso do mouse está cada vez mais evoluído nestes tempos modernos. De acordo com especialistas, muito antes do computador o problema já existia quando se usava a máquinas de escrever e há referências históricas sobre monges que escreviam livros manualmente e tiveram problemas semelhantes.
Os sintomas começam geralmente abaixo do cotovelo e o pulso na forma de dor e inchaço. A dor desenvolve-se em primeira instância, para o pulso e mão, e, em seguida, para o cotovelo, ombro e a coluna vertebral. Da coluna os sintomas podem evoluir para o pescoço, face e para a cabeça quando acontece o uso prolongado dos fones de ouvido.
Charoe diz que o tratamento determinado com base na descrição do paciente e devido à terapia que é aplicada, os sintomas diminuem significativamente. Em alguns casos, eles são completamente resolvidos. A Organização Mundial de Saúde tem, além de da acupuntura, outras terapias recomendadas para estas condições.
Deixe seu comentário abaixo.