O vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, fez um apelo aos operadores dos flutuantes que fazem extração de ouro para que exerçam a atividade com máximo de cuidado e, claro, cumpram as regimentações para evitar a contaminação dos rios.
As declarações aconteceram durante um encontro com o embaixador da França, Antoine Joly, na última terça-feira, dia 6. Ainda na reunião, Brunswijk pediu atenção redobrada para a regularização da travessia de Albina para St. Laurent, já no lado francês.
“Uma ideia é desenvolver um mapa de fronteira que permitiria às pessoas cruzar legalmente. Isso dá aos governos de ambos os países um melhor controle sobre a fronteira, porque a travessia ilegal ainda é difícil de controlar”, disse o vice-presidente do Suriname.
Ampliação
Durante a conversa, foi discutida a ampliação das possibilidades de cooperação entre o Suriname e a Guiana Francesa. Brunswijk indicou que os laços entre os dois países deveriam ser fortalecidos tendo em vista a grande população de surinameses que vive ao longo do rio em território francês.
O fortalecimento dos laços entre os dois países pode contribuir para o desenvolvimento, principalmente dos jovens. “O objetivo é que a Guiana Francesa e o Suriname possam desenvolver atividades voltadas para a juventude no futuro”, disse o embaixador.