spot_img
spot_img

Universidades Federal de Roraima e do Suriname irão renovar parceria interinstitucional

Atualizado há

- Publicidade -

Desde 2009, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) mantém um acordo de cooperação com a Anton de Kom Universiteit van Suriname (AdeKUS), em Leysweg, Suriname. A parceria será renovada por um novo período de cinco anos. A definição ocorreu durante um encontro realizado nos dias 15 e 16 de janeiro, no auditório da instituição vizinha, no Campus AdeKUS. A UFRR foi representada pelo vice-reitor, professor Dr. Reginaldo Gomes de Oliveira e o diretor da Editora da UFRR, Cezário Paulino de Queiroz.

O termo aditivo está sendo elaborado por representantes da Universidade. Assim que concluído, será analisado e assinado pelas duas instituições. A previsão é que o convênio seja renovado até o fim deste semestre, em local a ser definido.

A parceria prevê que haja intercâmbio de alunos e professores do Brasil e do Suriname. Outra proposta é que haja a continuidade das pesquisas envolvendo pesquisadores das duas instituições. O trabalho conjunto resultou na publicação dos livros (inglês e português): Dos Caminhos Históricos aos Processos Culturais entre Brasil e Suriname e From Historical Paths to the Cultural Process between Brazil and Suriname.

- Publicidade -

O livro, lançado em 2014, durante a programação de comemoração dos 25 anos da UFRR, e agora lançado no Suriname, traz resultados de pesquisas sobre as Guianas com fragmentos históricos, literários e culturais de teor significativo para uma reflexão sobre as relações entre os dois países.

Professor Reginaldo disse que os textos produzidos pelos autores da AdeKUS trouxeram informações inéditas ao conjunto da obra e que os autores da UFRR também revelaram temas pouco explorados pela historiografia.

O Presidente da AdeKUS, Dr. Ryan Sidin, ressaltou a importância da cooperação entre as duas universidades. “Parabenizo os nossos professores que não mediram esforços na elaboração dos textos que foram publicados com os professores da UFRR. A sociedade acadêmica ganhou muito com ampliação de conhecimentos raros sobre a nossa região”, comentou.

Em cinco anos o convênio trouxe diversos resultados

Durante reunião técnico-científica houve uma avaliação dos resultados desta ação conjunta, que iniciou em 2009 com assinatura do Convênio pelo Reitor da AdeKUS, Dr. Allan Li Fo Sjoe, e o então reitor da UFRR, Dr. Roberto Ramos.

A parceria oportunizou as duas instituições a desenvolverem um projeto de colaboração multidisciplinar envolvendo pesquisadores da História, Antropologia e Letras com foco na região das Guianas.

Também houve a participação de representantes da AdeKUS em eventos científicos e culturais na UFRR. Além da participação de artistas do Suriname no evento cultural Vozes da Fronteira, realizado em 2012. A UFRR e a AdeKUS também participaram de uma mesa redonda sobre as Guianas no Congresso de Viena/Áustria, onde apresentaram temas inéditos sobre o estudo das Guianas. A referida obra contou também com a participação de um pesquisador da Universidade de Amsterdam.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: UFRR

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: