O presidente Chandrikapersad Santokhi afirmou que, após um ano de governo, a situação financeira e econômica do país já está sob controle. “Também estamos tentando controlar a dívida de quatro bilhões de dólares. Estamos em negociações avançadas com o FMI e devemos ter um acordo até o final deste mês”, garantiu o chefe de estado.
Santokhi fez esta declaração no distrito de Marowijne, onde ele, junto com o vice-presidente Ronnie Brunswijk e a ministra Dinotha Vorswijk, emitiu ordens de terra para 150 cidadãos. Ele observou que as negociações não foram fáceis. “No entanto, a utilidade logo será percebida porque, com a aprovação do empréstimo do FMI, outras organizações vão trabalhar”, completou.
Segundo ele, “o governo sabe muito bem que o povo vive um momento difícil. Por isso, estão em curso negociações com o movimento sindical sobre o aumento da remuneração dos servidores públicos. Por esse motivo, o valor, entre outras coisas, do Benefício Geral por Crianças (AKB) também foi aumentado”, pontuou o presidente.
Ele enfatizou, ao final, que o governo tem uma série de grandes projetos em andamento. “Isso será implementado imediatamente após o dinheiro ser liberado do FMI”, adiantou. Para tanto, ele pediu aos residentes de Marowijne “que fossem pacientes por um tempo, pois estamos no controle das ações”, finalizou o chefe de estado.