spot_img
spot_img

Ucranianas são presas em Belém tentando levar ovos de arara-azul-de-lear para o Suriname

De acordo com as autoridades, as ucranianas teriam comprado os ovos ilegalmente no mercado negro e planejavam levá-los para o Suriname, onde possivelmente seriam comercializados por altas somas no mercado internacional de animais exóticos

Atualizado há

BELÉM – Duas cidadãs ucranianas foram detidas no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, na última terça-feira (6), sob a acusação de tentar contrabandear ovos de arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), uma espécie ameaçada de extinção, para o Suriname. A ação foi realizada em uma operação conjunta entre a Polícia Federal, a Receita Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As duas mulheres, cujas identidades não foram divulgadas, foram flagradas com 13 ovos da rara espécie de arara, que é endêmica da região da Chapada Diamantina, na Bahia, e está listada como criticamente ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

De acordo com as autoridades, as ucranianas teriam comprado os ovos ilegalmente no mercado negro e planejavam levá-los para o Suriname, onde possivelmente seriam comercializados por altas somas no mercado internacional de animais exóticos.

- Publicidade -

O Ibama informou que os ovos foram apreendidos e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Belém, onde passarão por avaliação e cuidados veterinários. A expectativa é que, se viáveis, os ovos possam ser incubados e os filhotes posteriormente reintegrados ao habitat natural da espécie.

As duas mulheres foram detidas e conduzidas à Superintendência da Polícia Federal em Belém, onde foram indiciadas por crime ambiental e contrabando. Caso sejam condenadas, podem enfrentar penas que variam de multa a até quatro anos de prisão, conforme estabelecido pela legislação brasileira.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: