spot_img
spot_img

Tufão Soudelor chega à China provocando mortes e inundações

Atualizado há

- Publicidade -

Cidade de Ningde, na província de Fujian, está alagada. Tormenta deixou mortos e feridos também em Taiwan.

O tufão Soudelor chegou neste domingo (9) à China e provocou inundações na cidade de Ningde, na província de Fujian, deixando ao menos 12 mortos ao leste da China. Cinco pessoas estão desaparecidas, informou neste domingo a imprensa oficial, segundo a agência France Press.

O mau tempo causou deslizamentos de terra em áreas rurais da província de Zhejiang, no leste, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.

- Publicidade -

O tufão, que começou a varrer a China na noite de sábado, afeta cerca de 1,3 milhão de pessoas, de acordo com a agência, e já provocou estragos no valor de 3,8 bilhões de yuans (US$ 617 milhões).

Mais de dois milhões de casas ficaram sem energia, acrescentou a Xinhua. A eletricidade já havia sido restaurada em parte delas.

As maiores precipitações dos últimos 100 anos atingiram principalmente o condado de Wencheng, que registrou 645 milímetros de chuva em 24 horas.

O tufão, que foi descrito como o mais poderoso do ano em sua passagem por Taiwan, tem enfraquecido desde então.

De acordo com o Centro Meteorológico Nacional, Soudelor deve ser rebaixado à noite para a categoria de tempestade tropical à medida que progride no continente.

Pelo menos 250 mil pessoas foram retiradas das províncias de Fujian e Zhejiang, em antecipação à chegada do tufão.

Taiwan
O número oficial de mortos em Taiwan subiu para seis com a descoberta do corpo de uma menina de oito anos de idade desaparecida na quinta-feira após ser arrastada pelas ondas que se formaram com a aproximação do tufão.

Sua mãe e sua irmã gêmea, igualmente arrastadas pelo mar, também morreram. Cerca de 379 pessoas ficaram feridas.

Os ventos fortes e chuva torrencial deixaram sem eletricidade 3,62 milhões de casas. Cerca de 500 mil continuavam sem energia neste domingo, de acordo com a companhia nacional Taiwan Power Co.

Quatro pessoas estão desaparecidas e 101 ficaram feridas, segundo autoridades taiwanesas. Centenas de voos foram postergados ou cancelados e mais de 9,9 mil pessoas foram retiradas de suas casas, informou a agência Reuters.

Soudelor deixou um rastro de destruição em Taiwan. Imagens de televisão mostram árvores arrancadas, postes caídos, uma bicicleta motorizada sendo levada pelo vento e contêineres empilhados uns sobre os outros no porto.

Taiwan retirou o alerta de tufão neste domingo, mas as autoridades alertaram que fortes chuvas ainda devem atingir o sul da ilha.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: