spot_img
spot_img

Trump desembarca em Tóquio para visita oficial de quatro dias

Atualizado há

- Publicidade -

O presidente americano deve discutir tensões comerciais enfrentadas pelos dois países com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, mas autoridades envolvidas não acreditam na possibilidade de algum acordo durante a visita.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou neste sábado (25) em Tóquio para uma visita de quatro dias. Ele vai se encontrar com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e com o novo imperador, Naruhito. A visita pretende mostrar laços fortes com o país, mesmo com o surgimento de tensões comerciais, segundo a Reuters.

Trump e Abe, com quem o presidente americano deve se encontrar ainda neste sábado (25), têm um relacionamento caloroso, que o líder japonês pretende enfatizar enquanto Washington avalia tarifas sobre as exportações de automóveis japoneses que o governo Trump considera uma potencial ameaça à segurança nacional.

- Publicidade -

Os Estados Unidos estão no meio de uma guerra comercial com a China que foi declarada no início do ano passado e voltou a se intensificar na semana passada; já o Japão enfrenta tensões comerciais com a União Europeia.

Os líderes dos dois países devem discutir o assunto na segunda-feira, mas autoridades envolvidas não acreditam na possibilidade de algum acordo durante a visita, que vai até quinta (30).

A agenda de Trump também incluiu uma reunião com empresários na embaixada em Tóquio neste sábado. O presidente afirmou que espera que eles aumentem de forma significativa os investimentos nos EUA.

No domingo (26), Trump encontrará Abe para disputar uma partida de golfe. Depois, vai assistir a um torneio de sumô, e deve entregar o troféu ao vencedor, diz a EFE.

Encontro com o imperador

Trump é o primeiro chefe de Estado que será recebido pelo imperador Naruhito – que chegou ao trono no dia 1º de maio após a abdicação do pai, o agora imperador emérito Akihito. O encontro será na segunda-feira (27).

Em uma entrevista coletiva, o presidente americano deixou claro que ficou lisonjeado com o convite.

“O primeiro-ministro Abe me disse, muito especificamente: ‘Você é o convidado de honra’. Há apenas um convidado de honra… Sou o convidado de honra no maior evento que eles tiveram em mais de 200 anos”, disse Trump. “Nos damos muito bem com o Japão”, afirmou.

A abdicação de Akihito foi a primeira em 202 anos de história imperial do Japão.

Horas antes da chegada de Trump, um terremoto de força média atingiu o leste do Japão, causando agitação de edifícios em Tóquio. O epicentro foi o sul de Chiba, a sudeste da capital, a prefeitura onde Trump deve jogar golfe no domingo. Nenhum alerta de tsunami foi emitido e não houve relatos imediatos de danos.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: