spot_img
spot_img

TRAGÉDIA: Pelo menos 14 garimpeiros morrem soterrados em garimpo após deslocamento de terra; IMAGENS FORTES

Autoridades afirmam que mais vítimas devem estar soterradas. Clima na área é muito tenso

Atualizado há

MATAWAI – Na região de Matawai, no Suriname, onde na tarde desta segunda-feira (20) garimpeiros ilegais foram soterrados após o desabamento de uma mina de ouro, até o momento da redação, foram recuperados 14 corpos. A expectativa é que haja mais vítimas debaixo da terra.

O incidente ocorreu por volta das 15h30 de segunda-feira em uma área onde anteriormente foi descoberta uma grande quantidade de ouro, atraindo grandes grupos para o local. Uma escavadeira estava realizando escavações no local quando ocorreu o acidente.

A polícia de Brownsweg recebeu o chamado por volta das 15h45, informando que uma mina de ouro na passagem 21 na região de Matawai havia desmoronado, resultando no soterramento de alguns garimpeiros sob os escombros. Diversos serviços de emergência e a polícia foram imediatamente para a área.

- Publicidade -

Uma equipe técnica do governo está na região, realizando operações de resgate, coleta de informações, recuperação e transporte dos corpos das vítimas, além de conduzir investigações forenses. Um time de investigação também será enviado para examinar o incidente.

Foto: Reprodução

Além disso, serão consideradas opções para solicitar assistência internacional, se necessário. A área onde o incidente ocorreu já enfrentava problemas de instabilidade. A empresa de ouro ZIJIN havia solicitado medidas de segurança, e o exército e a polícia já haviam destruído acampamentos de garimpeiros ilegais, ordenando que deixassem o local.

O vice-presidente Ronnie Brunswijk, seguiu para a região ainda na tarde desta segunda-feira. Ele esteve reunido com representantes da empresa de ouro e líderes locais para buscar uma solução sustentável para os garimpeiros de pequena escala operando nas proximidades da concessão da multinacional.

O presidente Santokhi dirigiu-se à população em um vídeo, garantindo que o governo está fazendo todo o possível para apoiar os familiares na exumação dos corpos. Se necessário, também será solicitada assistência internacional. “Eu ofereço minhas condolências a todas as famílias e amigos que perderam entes queridos neste incidente. Desejo muita força e coragem nestes dias difíceis”, disse o presidente.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App