spot_img
spot_img

Traficantes derrubam helicóptero e matam três soldados mexicanos

Atualizado há

- Publicidade -

Outros dez militares e dois policiais federais ficaram feridos na operação ocorrida em Jalisco, um Estado localizado ao oeste do país.

Pelo menos três soldados mexicanos morreram nesta sexta-feira após tiros disparados por narcotraficantes terem forçado um helicóptero do Exército a fazer um pouso de emergência na Villa Purificación, localizada a 250 quilômetros da cidade de Guadalajara, no Estado de Jalisco, ao oeste do país. Outros dez militares e dois policiais ficaram feridos no confronto, ao passo que três soldados seguem desaparecidos. Há informações não confirmadas de que um policial também teria morrido no conflito.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, recorreu ao Twitter para lamentar as mortes dos oficiais de segurança. “Reconheço o valor e a entrega de nossas Forças Armadas, em favor da segurança dos mexicanos. Lamento o falecimento dos elementos do Exército mexicano durante o cumprimento de seu dever em Jalisco”, postou o mandatário.

- Publicidade -

De acordo com o jornal britânico The Guardian, as autoridades pediram para que a população permaneça em casa para não atrapalhar o andamento da operação. O foco no momento é extinguir barricadas com automóveis em chamas que foram montadas pelos narcotraficantes em diversas partes de Guadalajara e em algumas regiões de Jalisco. Incendiar uma grande quantidade de veículos é uma estratégia comum adotada pelos narcotraficantes quando um importante criminoso é preso ou quando forças policiais iniciam uma operação em redutos do crime organizado.

O confronto desta sexta-feira ocorre em meio às comemorações do dia 1º de maio no México. O governo federal havia aproveitado a ocasião para anunciar a implementação de uma “Operação Jalisco” para fornecer mais segurança à população do Estado, mas não forneceu detalhes sobre quais medidas planeja tomar após as primeiras baixas. Segundo o jornal espanhol El País, o crime organizado assassinou setenta funcionários públicos nos dois últimos anos. Somente no ano passado as autoridades mexicanas acharam 101 vítimas do narcotráfico enterradas em valas clandestinas.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: