Tempestade Newton: segundo a previsão, “Newton” se transformará em furacão na manhã de terça-feira
Cidade do México – A tempestade tropical “Newton” se desloca em direção ao noroeste do México, mais especificamente rumo à Península de Baja California, onde está o destino turístico de Los Cabos, com potencial para se transformar emfuracão de categoria 1, informou nesta segunda-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
Em um relatório emitido às 13h15 (horário local, 15h15), o SMN indicou que a tempestade se encontra 220 quilômetros ao oeste-sudoeste de Cabo Corrientes, em Jalisco, e 355 quilômetros ao oeste-noroeste de Manzanillo, no estado de Colima.
A tempestade se desloca a 24 km/h, e gera ventos constantes de 105 km/h e sequências de até 125 km/h, detalhou o SMN.
Segundo a previsão da instituição, “Newton” se transformará em furacão na manhã de terça-feira, quando ficará dez quilômetros ao oeste-sudoeste de Cabo San Lucas e 155 quilômetros ao sul-sudeste de La Paz, localidades pertencentes a Baja California Sur.
“Newton” provocará tempestades tropicais nos estados de Jalisco, Colima e Michoacán; tempestades intensas em Sinaloa, Nayari e Durango; e tempestades muito fortes em Baja California Sur e Guerrero.
Em seu boletim, o SMN pediu à população que aumente as precauções e se mantenha alerta aos avisos das autoridades.
No turístico município de Acapulco, no estado de Guerrero, pelo menos 200 pessoas tiveram que ser transferidas a um albergue devido às inundações provocadas pelas intensas chuvas durante o fim de semana, que não provocaram vítimas mortais.
Fonte: Exame