O Suriname receberá um empréstimo de 12,5 milhões de euros da empresa Francesa (Franse Ontwikkelings Agenschap AFD) para o setor da água.

O dinheiro é destinado para à Companhia de Água do Suriname (Surinaamsche Waterleiding Maatschappij SWM) e pode ser pago com juros suaves em vinte anos.

Publicidade

Com este empréstimo, a SWM será capaz de aumentar a capacidade da estação de tratamento de águas subterrâneas e de bombeamento da estação de Hattenweg, que fica localizado no distrito de Wanica. Esta estação, que é a maior estação de produção de água na região, e depende de um aqüífero (reservatório de água subterrânea).

Ao duplicar a capacidade de 1000m3 por hora, isso vai garantir uma boa fonte de água para a grande Paramaribo, o que irá conduzir a uma melhoria da qualidade do serviço, aumentando a pressão sobre os terminais.

A (SWM) também vai  instalar  um sistema de controle central informatizada na grande Paramaribo, permitindo um aumento na produção e capacidade das bombas.

Além disso, o financiamento também permitirá à empresa construir uma nova estação de tratamento de água em Moengo. Essa estação foi instalado nos anos cinquenta do século passado. O empréstimo da (AFD) será usado também para a expansão da distribuição de abastecimento de água para as aldeias vizinhas, e também a atualização do Plano Diretor de Drenagem para Paramaribo (Drainage Masterplan voor Paramarbo), com o objectivo de avaliar o impacto das águas residuais para a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida da população .

A (AFD) é uma instituição financeira que lida com a redução da pobreza e o crescimento sustentável em países em desenvolvimento como os departamentos ultramarinos franceses. Exceto para o projeto de água, a (AFD) também financiou a realização da estrada Meerzorg-Albina e o setor de saúde também.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar