spot_img
spot_img

Surto de sarampo ligado à Disney na Califórnia já afetou 70 pessoas

Atualizado há

- Publicidade -

Um surto de sarampo que atingiu visitantes dos parques da Disney na Califórnia levou a recomendações de que turistas que não tenham sido vacinados contra a doença não visitem a atração. O surto já atingiu 70 pessoas.

Novas infecções ligadas aos parques temáticos foram identificadas nesta quarta-feira (21). A maioria dos infectados – 62 pessoas – é da Califórnia, mas há pacientes em outros quatro estados americanos, além do México.

A maior parte dos pacientes visitou um dos dois parques que compõem o complexo na Califórnia – Disneylândia e Disney California Adventure – entre 15 e 20 de dezembro. Mas alguns contraíram a doença de outros que tinham visitado os parques.

- Publicidade -

Pessoas que não receberam a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, estão suscetíveis a contrair a doença altamente contagiosa e devem evitar os parques da Disney na Califórnia, por enquanto, diz Gil Chavez, epidemiologista do estado.

O mesmo vale para lugares lotados, com grande concentração de viajantes internacionais, como aeroportos, disse Chavez. Pessoas que foram vacinadas não precisam tomar esse tipo de precaução.

A porta-voz da Disneyland Resorts, Suzi Brown, disse que autoridades sanitárias concordam com a recomendação de que “é absolutamente seguro visitar se você foi vacinado”. As pessoas que foram infectadas têm idades que variam de 7 meses a 70 anos. A grande maioria não foi vacinada e um quarto teve que ser hospitalizado.

Funcionários
Entre os pacientes estão cinco funcionários da Disney, três dos quais já retornaram ao trabalho. A companhia tinha dito que empregados do parque que tiveram contato com pessoas infectadas foram solicitados a apresentar documentos que provam que foram vacinados ou exame de sangue que comprove imunidade ao vírus do sarampo. Aqueles sem imunidade seriam postos em licença remunerada. O parque está providenciando vacinas para os trabalhadores.

Em anos anteriores, o número de casos de sarampo no estado da Califórnia variou de 4 a 60 no ano inteiro. “Tivemos um mau começo em 2015”, disse Chavez. Depois do surto, mais de 20 alunos não vacinados em escolas da região foram mandados para casa durante três semanas depois que um aluno foi infectado.

Doença é altamente contagiosa
A doença infecto-contagiosa foi declarada eliminada nos Estados Unidos em 2000, mas autoridades de saúde têm observado vários casos de infecção nos últimos anos. No ano passado, os EUA registraram 644 casos de sarampo em 27 estados.

O vírus se espalha facilmente pelo ar, por gotículas expelidas em tosses e espirros. Sintomas incluem febre, nariz escorrendo, tosse e coceira por todo o corpo. O sarampo pode ser perigoso, especialmente para bebês e crianças, que podem ter complicações como pneumonia.

No Brasil, foram registrados 220 casos da doença em 2013, último dado anual disponível. A imunização contra a doença é feita, no país, pela vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, destinada a crianças entre 1 e 5 anos de idade.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: