A NV Havenbeheer Suriname firmou um acordo com a Phoenix Development Holding Co., com sede no Texas, para desenvolver um porto de águas profundas e uma Zona Econômica Especial no oeste do Suriname .
Isso incluirá um centro de logística para negócios locais e internacionais para apoiar as indústrias emergentes de petróleo e gás nearshore e offshore na bacia do Suriname-Guiana, criando também infraestrutura para o desenvolvimento do comércio, agricultura, manufatura e turismo no Suriname.
Os custos estimados dos projetos inicialmente planejados são de mais de 2 bilhões de dólares, incluindo fundações de portos em águas profundas, um gasoduto de gás natural, usina de gás natural, liquefação de GNL e instalações de exportação, separação de GLP e instalações de exportação e obras civis e infraestrutura associadas.
Além disso, a Zona Econômica Especial criará um centro para as empresas estabelecerem uma presença no Suriname. A Havenbeheer, a empresa de gestão portuária estatal do país, facilita o comércio. Já a Phoenix foi formada por várias empresas no Texas, Suriname, Holanda, Curação, Nova York, Miami e Londres.