A abolição da exigência de visto entre o Suriname e a Bolívia foi um dos documentos assinados no Palácio Presidencial durante a visita do Presidente da Bolívia, Evo Morales. Apesar de rápida, a visita permitiu que o Presidente Desiré Delano Bouterse assinasse vários acordos com Morales.

O Presidente Bouterse disse após a assinatura dos documentos que ambos os países vão procurar áreas onde a cooperação possa ser reforçada. Durante as discussões bilaterais, entre outras coisas, foram trocados pensamentos sobre cooperação técnica. Neste contexto, as missões terão lugar nos dois países. Outro tópico importante durante as discussões foi a questão ambiental. O Suriname é o país mais florestado do mundo, com uma cobertura de 94,6%. Já foi dito ao mundo que até 93% da floresta é reservada para o desenvolvimento ambiental. Segundo o presidente Bouterse, agora é hora de examinar as possibilidades de financiamento.

O Presidente Evo Morales expressou sua gratidão pela maneira calorosa como ele e sua delegação foram recebidos no Suriname. Foi um momento especial por tratar-se da primeira visita oficial do presidente da Bolívia ao país. Segundo Morales, essas decisões devem ser valorizadas. Os passos que os dois países adotaram parecem pequenos, mas no futuro ficará claro o grande valor de cada um deles. Para o Chefe de Estado boliviano, a abolição dos vistos entre os dois países é importante. Também foi acordado investir no setor agrícola e discutir a mineração, a água e a terra necessária para o desenvolvimento da população.

Foto: LPM

Deixe seu comentário abaixo.