Foto: Reprodução

O Suriname assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com Bruxelas destinado à promover a cooperação consular e política de migração e canalizar o movimento de pessoas entre os dois países.

O Ministro das Relações Exteriores, Negócios Internacionais e Cooperação Internacional (BIBIS), Albert Ramdin, assinou o MOU com Sammy Mahdi, Secretário de Estado para Asilo e Migração.

Publicidade

“Também discuti a intenção do Suriname com o secretário de Estado Mahdi de abolir o visto de curto prazo para os surinameses que desejam viajar para os chamados países Schengen. Contamos com a compreensão e apoio do governo belga”, disse Ramdin.

Ele também indicou que as viagens serão intensificadas com os viajantes sendo informados sobre as regras aplicáveis. Ramdin disse que a migração é tão antiga quanto a própria humanidade e é importante que os movimentos, na forma de tráfego de passageiros, ocorram de forma regulamentada. 

O Suriname compartilha um vínculo especial com a Bélgica, por causa do idioma compartilhado e de muitos aspectos culturais comuns. Autoridades disseram que o MOU também visa fortalecer as relações, especialmente no campo do financiamento de projetos comunitários e outros, incluindo um tratado de assistência jurídica mútua e um acordo de aviação.

Comentar

Comentar