spot_img
spot_img

Supremo mantém ordem definida por Cunha na votação do impeachment

Atualizado há

Câmara vai intercalar deputados de Estados do Norte e do Sul na hora de proferir o voto.

O STF (Supremo Tribunal Federal) negou, nesta quinta-feira (14), ação que pedia que a Corte interferisse na ordem de votação do impeachment no plenário da Câmara.

Na quarta-feira (14), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, havia determinado que a votação começasse pelos deputados dos Estados do Sul, onde Dilma tem menos apoio, e terminasse pelos parlamentares do Estados do Norte, onde o número de governistas é maior.

- Publicidade -

Após protestos, Cunha decidiu alternar a votação entre deputados de Estados do Norte e do Sul.

A maioria dos ministros entendeu que o regulamento da Câmara não afronta a Constituição e que, por isso, não cabe ao Supremo decidir sobre o assunto.

Já votaram os ministros Marco Aurélio Mello, Edson Fachin, Luis Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, e Gilmar Mendes. Neste momento, vota o ministro Celso de Mello.

Votaram pelo indeferimento: Fachin, Teori, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Marco Aurélio defendeu que a votação fosse feita por ordem alfabética e Barroso sugeriu que fosse usado o critério da latitude da capital dos Estados na definição de quais unidades da Federação estão mais ao norte e mais ao sul.

 Até o fim da sessão, os ministros podem rever o voto.

Os ministros haviam suspendido a sessão plenária, iniciada por volta das 14h30, para analisar a questão em sessão extraordinária. A proposta foi feita pelo ministro Marco Aurélio.

Além dos questionamentos sobre a ordem de votação, o STF recebeu também recurso da AGU (Advocacia-Geral da União) que pede a suspensão da votação do próximo domingo na Câmara dos Deputados e a nulidade das discussões feitas na comissão especial do impeachment.

A questão ainda pode ser discutida hoje.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: R7

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App