spot_img
spot_img

Staatsolie Power Company Suriname irá reabrir válvulas, em Brokopondo

Empresa afirma que os moradores não precisam preocupar-se com risco de inundação

Atualizado há

A Staatsolie Power Company Suriname (SPCS NV) decidiu reabrir as válvulas de purga do Afobakadam, em Brokopondo. Isso é para descarregar o excesso de água e manter o nível de água no nível operacional. O SPCS faz tudo o que pode para limitar qualquer incômodo para as comunidades locais. O diretor Eddy Franklin fornece mais clareza sobre essa decisão em conversa com o Suriname Communications Service.

O diretor Franklin afirmou que a drenagem é necessária porque também tem chovido muito nos últimos meses – durante a grande estação seca. “Em novembro de 2022, cerca de três vezes mais água entrou no reservatório em relação a novembro de 2021. Portanto, é importante iniciarmos a drenagem agora, enquanto o nível da água no lago ainda está bem abaixo do máximo operacional (cerca de 80,5 metros)”, disse o funcionário da Staatsolie. A sangria começou no sábado, 10 de dezembro de 2022. Já com a descarga, resta capacidade suficiente no reservatório para coletar a água da atual curta estação chuvosa e da curta estação seca subsequente. Leva-se em consideração que, assim como em 2022, também pode chover muito na curta estação seca de 2023.

O diretor também abordou as críticas de que Staatsolie não possui a expertise necessária para administrar o Afobakadam. Ele chama isso de infundado. “No processo de planejamento, as projeções são feitas com base em expertise. Os mesmos especialistas que fizeram o trabalho na era Suralco agora o fazem para a Staatsolie.” O CEO da SPCS enfatiza ainda que a empresa limitará qualquer incômodo dentro de suas possibilidades. As válvulas não são abertas mais do que cerca de dez por cento (vazamento mínimo) com um possível impacto de que apenas terras baixas imediatamente ao longo do rio podem ser inundadas. “Não há motivo para preocupação. “Estamos em contato próximo com o comissário distrital de Brokopondo e as autoridades locais”, ele tranquiliza a comunidade.

- Publicidade -

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App