Os governos do Brasil e do Suriname deram mais um passo rumo ao estreitamento dos laços bilaterais. Na última semana, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do Brasil, General Augusto Heleno, esteve em Paramaribo para uma visita ao presidente Chan Santokhi.
A Delegação foi acompanhada pelo Embaixador do Brasil em Paramaribo, Raphael Azeredo, e integrada ainda pelo Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Almirante Flavio Rocha, e pelo General Eduardo Fernandes, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
A programação em Paramaribo incluiu reuniões de trabalho com o presidente surinamês, com o ministro de Relações Exteriores, Ramdin, e com a ministra da Defesa, Mathoera. “A exitosa visita teve o propósito de fortalecer a cooperação bilateral em temas de defesa e segurança”, disse o General Heleno.
“Além disso, a intensificação da parceria econômica e energética foi importante. Na reunião com o presidente Santokhi, tratou-se, ademais, da planejada visita ao Suriname do presidente Jair Bolsonaro, e das perspectivas para o desenvolvimento da relação bilateral”, completou.