O presidente Chan Santokhi enfatizou a implementação completa do programa do Fundo Monetário Internacional (FMI) durante uma deliberação com a Consulta Tripartite Especial nesta quinta-feira, dia 23. Além do agrupamento de ministros designados para coordenar o acordo, ele conta com o apoio dos órgãos consultivos: representantes do empresariado, do setor privado e do movimento sindical.
“Implementar os termos do FMI para que a liderança do país possa direcioná-los para a revisão periódica é um dos aspectos cruciais do apoio”, disse. O chefe de Estado anunciou que Marten Schalkwijk, que chefiava a Consulta Tripartite, passará a presidência a Willem de Miranda. Santokhi indicou que as forças e experiência de Schalkwijk serão implantadas em outro lugar para o benefício do país.
“Ele tem amplo apoio e é capaz de liderar a consulta e entregar um bom resultado para o primeiro momento de avaliação em março de 2022”, diz Schalkwijk. O Presidente Santokhi exortou a equipe do cluster a prestar muita atenção às áreas de política: o Plano de Recuperação, o programa rigoroso do FMI e a Avaliação Nacional de Risco. “Devemos ter atingido as metas antes do primeiro momento de avaliação”.