Chan Santokhi, presidente do Suriname, cumpriu agenda positiva nesta quinta-feira, dia 9, na Holanda. Ele esteve no prédio histórico do Ridderzaal, região Sul dos Países Baixos. Depois disso, o chefe de estado foi recebido pelo prefeito de Roterdã, Lord Aboutaleb, onde fez um passeio de barco junto com outras autoridades.
Durante o encontro, o presidente conversou acerca do desenvolvimento do porto e da proteção costeira. “Os temas da água, transportes e logística, sustentabilidade, offshore, proteção costeira e economia foram discutidos em detalhes”, disse Chan Santokhi, em sua postagem.
Temática de segurança também esteve em pauta. “Muito conhecimento foi compartilhado e isso fortaleceu as ligações entre ambos os países. As relações mútuas nem sempre foram calorosas nos últimos anos, mas o sol começou a brilhar novamente”, completou Santokhi.
O presidente disse que o cenário, agora, é diferente se comparado há sete anos, quando a porta entre Suriname e Holanda não estava aberta. “Quando consultei pela primeira vez com os colegas parlamentares há 7 anos, como parlamentar, disseram-me que o folheto do Suriname estava fechado. Hoje está aberto”, concluiu.