25.9 C
Distrikt Paramaribo
domingo, 12 janeiro, 2025

Saiba quem é o novo bilionário brasileiro: de picolezeiro ao agro

Ricardo conta com dois jatos particulares

Veja também

PARAMARIBO – Ricardo Castellar Faria, agora oficialmente um bilionário segundo a “Forbes”, é um exemplo inspirador de como a veia empreendedora pode se manifestar desde a infância. Natural de Niterói e filho de pai médico e mãe engenheira, Ricardo começou a trilhar seu caminho para o sucesso bem cedo. Aos 7 anos, ele já demonstrava seu espírito empreendedor ao vender laranjas no centro de Santa Catarina, carregando sacos de frutas do quintal de seu pai.

Durante as férias, seu espírito comercial continuou a brilhar. Ele trocava laranjas por picolés, aproveitando para atender a criançada na praia com seu carrinho de sorvetes. Aos 16 anos, Ricardo decidiu seguir os passos de seu pai e fez um intercâmbio nos EUA, com a intenção de cursar Medicina. No entanto, uma mudança de planos ocorreu quando ele descobriu o potencial do agronegócio americano. “O Brasil tem três coisas fundamentais na área: terra, água e sol”, declarou Ricardo em uma entrevista a um podcast especializado em 2021.

Após retornar ao Brasil, ele decidiu prestar vestibular para Engenharia Agronômica, marcando o início de sua ascensão meteórica. Inicialmente, Ricardo identificou uma demanda não atendida na região: a necessidade de uniformes para trabalhadores de frigoríficos. Ele criou uma oficina para produzir macacões e, percebendo a necessidade de lavagem constante, fundou uma lavanderia industrial. Este empreendimento prosperou, tornando-se a maior rede de lavanderias industriais da América Latina e sendo vendida em 2017 por R$ 1,3 bilhão para uma companhia francesa.

Com o capital obtido, Ricardo se lançou no mercado granjeiro, especializando-se na produção de ovos. Hoje, ele é conhecido como o “Rei do Ovo”, com suas galinhas, criadas soltas, produzindo impressionantes 7 milhões de ovos por dia. O sucesso na indústria de ovos foi impulsionado por sua própria experiência pessoal: “Consultei um nutricionista que me orientou a trocar o leite por quatro ovos diários. Já estava de olho no mercado e notava que o consumo de ovo estava aumentando globalmente”, explicou Ricardo.

Além de seus empreendimentos, Ricardo é um atleta dedicado. Ele dedica pelo menos 15 horas semanais a esportes como tênis, beach tênis e musculação, e adora competir contra jovens atletas em torneios. Sua rotina rigorosa inclui acordar às 4h da manhã para se exercitar antes de começar um dia de trabalho intenso, retornando para casa apenas às 20h.

Para gerenciar suas granjas e fazendas de grãos no Centro-Oeste e Nordeste, além de sua residência avaliada em R$ 75 milhões na Fazenda Boa Vista, em São Paulo, Ricardo conta com dois jatos particulares. Com 49 anos e pai de dois filhos adolescentes, ele encara seus negócios como uma empresa familiar, acreditando que “o olho do dono engorda o gado” – ou, no seu caso, as galinhas.

- Publicidade -spot_img

Mais do LPM

- Publicidade -

Conteúdos recomendados

Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App