spot_img
spot_img

Rebeldes da milícia Houthi ignoram trégua e lançam ofensiva no Iêmen

Atualizado há

- Publicidade -

Trégua foi decretada por coalizão liderada pela Arábia Saudita. Líder da milícia Houthi disse que não foi notificado sobre cessar-fogo.

Os rebeldes xiitas houthis bombardearam violentamente neste domingo (26) uma localidade na província de Taez, no sul do Iêmen, pouco depois da entrada em vigor da trégua humanitária de cinco dias decretada pela coalizão liderada pela Arábia Saudita, informaram testemunhas à agência AFP.

As forças houthis realizaram disparos de artilharia contra zonas residenciais de Jebel Sabr, revelaram as testemunhas. Na capital Sanaa e no centro do país a trégua parecia ser respeitada.

- Publicidade -

Horas antes do início da trégua humanitária, neste domingo, forças do Iêmen travaram combate com a milícia Houthi pelo controle da maior base aérea do país, ao norte de Aden, segundo informações da Reuters.

A base de al-Anad, a 50 quilômetros da cidade portuária de Aden, tem estado nas mãos da milícia Houthi, que é apoiada pelo Irã, ao longo de grande parte desta guerra civil que já dura quatro meses.

A coalizão anunciou no sábado um cessar-fogo que iniciaria neste domingo e teria duração de cinco dias, de forma a permitir que chegasse ajuda humanitária a feridos.

O chefe do comitê revolucionário supremo Houthi, Mohammed Ali al-Houthi, disse em comentários publicados pela agência de notícias Saba, que o grupo não foi notificado pela Organização das Nações Unidas sobre o cessar-fogo e não fecharam uma posição para sobre ele até então.

“Não há nenhuma posição positiva ou negativa até que as Nações Unidas se dirijam a nós formalmente a respeito do assunto”, disse ele.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: