spot_img
spot_img

Putin e Poroshenko conversam sobre crise, mas ficam longe de acordo

Atualizado há

- Publicidade -

Presidente da Ucrânia diz que um plano para um cessar-fogo deve ser preparado para o leste do país.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, reuniram-se pela primeira vez nesta terça-feira desde um breve encontro em junho, para tratar do conflito no leste ucraniano. Os dois afirmaram ser necessário reduzir as tensões na região. Esse foi o único ponto em que houve concordância. Putin urgiu Poroshenko a não ampliar sua ofensiva contra os separatistas pró-Moscou e ameaçou descartar acordos comerciais preferenciais com o governo ucraniano se Poroshenko seguir adiante com os planos de reforçar as relações com a União Europeia. O presidente ucraniano respondeu exigindo o fim do envio de armamentos da Rússia para os rebeldes.

Um aperto de mãos marcou o início das conversas em Minsk, na Bielorrússia, que incluíram a chefe de Política Externa da UE, Catherine Ashton, e os líderes do Cazaquistão e do país anfitrião. “Hoje em Minsk, sem dúvida, o destino do mundo e da Europa está sendo decidido”, disse Poroshenko. Horas antes do início do encontro, a Ucrânia havia anunciado a prisão de soldados russos que atravessaram a fronteira.

- Publicidade -

Depois da reunião, o presidente ucraniano prometeu trabalhar em um plano urgente de cessar-fogo para o leste do país. “Um plano será preparado a fim de alcançar o mais rapidamente possível um regime de cessar-fogo que precisa ser absolutamente de caráter bilateral”, disse. O presidente classificou o encontro de “extremamente difícil”.

Apesar do tom confiante, é difícil saber como os rebeldes responderão ao plano, principalmente porque Putin deixou claro que não vai discutir os detalhes de um possível acordo, por considerar que essa é uma questão “interna”.

“Nós, a Rússia, não podemos discutir de forma substancial as condições para um cessar-fogo, para acordos entre Kiev, Donetsk e Lugansk. Isso não é problema nosso”, disse a jornalistas, insistindo em se distanciar de um problema no qual não só está envolvido como para o qual contribui, ao apoiar os separatistas. Mas, no discurso, Putin prefere dizer que “pode apenas contribuir para criar um ambiente de confiança para um possível e extremamente necessário processo de negociação”.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Reuters

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: