Próteses de silicone são recolhidas após associação a câncer

Próteses de silicone são recolhidas após associação a câncer

Allergan pediu recall de produtos no mercado, mas médicos não recomendam remoção das próteses já implantadas.

A Allergan, farmacêutica e fabricante de artigos para cirurgias plásticas, está pedindo recolhimento de próteses de silicone e expansores de tecido texturizados. Isso porque houve associação dos produtos com um tipo de câncer (linfoma anaplásico de grandes células associado ao implante de mama). A distribuição e venda dos implantes será cancelada, mas não é necessária a remoção das próteses já colocadas em mulheres que não apresentam sintomas.

O alerta foi dado por uma agência regulatória americana, mas reforçado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Em comunicado, esta última esclareceu que não é necessário pânico, mas que todos as pacientes que têm as próteses devem continuar fazendo a mesma rotina preventiva indicada quando colocaram os implantes.

Já as que têm algum sintoma, como inchaço duradouro e dor na mama, devem buscar os médicos para fazer exames.

Os produtos que devem ser recolhidos são:

  • Natrelle Expansor Tissular Texturizado e Acessórios Allergan (lotes a partir de 25/07/2014)
  • Natrelle Implante Mamário Texturizado Allergan (todos os lotes)
  • Natrelle Implante Mamário Texturizado Duplo Lúmen e Acessórios Allergan (todos os lotes)

Perigos do implante de silicone

O implante de silicone é uma opção para quem está insatisfeita com o tamanho das mamas. Mas a cirurgia, em geral, apresenta outros pontos que precisam de cuidado e nem sempre são considerados pelas pacientes que resolvem se submeter ao procedimento.

Por isso, antes de se submeter à cirurgia importante estar informada sobre todos os riscos. Entre eles, estão:

  • Rejeição da prótese
  • Rompimento da prótese
  • Abertura da incisão cirúrgica
  • Flacidez e estrias
  • Alteração da sensibilidade
  • Infecção local
  • Inchaço e dor

Posicionamento da marca

Allergan anuncia recolhimento voluntário das próteses mamárias e expansores de tecido texturizados BIOCELL® São Paulo, 24 de julho de 2019 – A Allergan plc (NYSE: AGN) anunciou hoje o recolhimento voluntário, em nível mundial, das próteses mamárias texturizadas e expansores de tecido BIOCELL®. A Allergan está tomando esta providência como precaução após a notificação de informações de segurança recentemente atualizadas sobre a incidência incomum de linfoma anaplásico de grandes células associado ao implante de mama (BIA-ALCL) fornecido pela FDA, agência regulatória americana.

Os implantes mamários e os expansores de tecido texturizados preenchidos com solução salina e silicone BIOCELL® não serão mais distribuídos ou vendidos em nenhum mercado onde estão atualmente disponíveis. A partir de agora, cirurgiões não devem mais utilizar as próteses e expansores de tecido mencionados e todos os produtos em estoque devem ser devolvidos à Allergan. A Allergan fornecerá todas as informações e orientação aos clientes sobre como devolver produtos não utilizados.

A segurança do paciente é uma prioridade para a Allergan. Aconselhamos os pacientes a falarem com seus médicos sobre os riscos e benefícios do seu tipo de implante, caso tenham alguma preocupação. Importante ressaltar, o FDA e outras autoridades sanitárias não recomendam a remoção ou substituição de implantes mamários ou expansores de tecido texturizados BIOCELL® em pacientes assintomáticos.

A Allergan está à disposição para esclarecer dúvidas de pacientes e médicos pelo telefone 0800 14 4077, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Fonte: Minha Vida

Comentar

Comentar