spot_img
spot_img

Presidente Santokhi se pronuncia sobre manifestações do dia 17 de fevereiro

A casa da democracia foi atacada, mas a democracia está funcionando”, disse o chefe de Estado.

Atualizado há

- Publicidade -

O presidente Chandrikapersad Santokhi abordou a recente manifestação de protesto que saiu do controle antes do início do debate orçamentário. Na segunda-feira (20), o chefe do governo afirmou que o estado constitucional do Suriname ainda está funcionando. “Todas as instituições do estado de direito estão funcionando. A casa da democracia foi atacada, mas a democracia está funcionando”, disse o chefe de Estado.

Santokhi referiu que não foi solicitada qualquer autorização para a manifestação de protesto de 17 de fevereiro. “Apesar do fato de não haver inscrição, a Força Policial do Suriname consultou os organizadores após coordenação com o governo, atento à experiência democrática no Suriname.” 

O presidente Santokhi diz que as consultas foram realizadas bem antes da realização da atividade. Segundo o presidente, o objetivo dessas consultas foi dar espaço aos coordenadores para expressarem pacificamente seus sentimentos de insatisfação. “Percebemos que a sociedade está lutando e que o povo deve ter a oportunidade e espaço para expressar seus sentimentos.” Ele enfatiza que isso deve ser feito sempre dentro das regras da lei e da justiça.

- Publicidade -

“Depois que a manifestação foi inicialmente pacífica, ela assumiu um caráter agressivo em certo ponto”, disse o presidente Santokhi à Assembleia Nacional. Ele indica que crimes graves foram cometidos em mais de 19 locais. Estes variam de vandalismo a roubos. 

O chefe do governo indica que parece que a calma voltou em certa medida. “O governo mudou para a normalização. No entanto, entendendo que os serviços de segurança permanecerão em alerta máximo por um período de tempo mais longo. O governo está levando a crise a sério”, sublinhou o chefe de Estado. O presidente indicou que as calamidades iniciadas na sexta-feira, 17 de fevereiro, são de natureza gravíssima. 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: