spot_img
spot_img

Presidente e primeiro-ministro do Iêmen renunciam aos cargos, diz fonte do governo

Atualizado há

- Publicidade -

Membros do movimento Houthis e presidente haviam assinado um acordo de cessar-fogo.

O presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, apresentou nesta quinta-feira (22) sua renúncia ao cargo. O secretário da presidência, Yahia al Arasi, disse à Agência Efe que Hadi enviou uma carta à Assembleia Legislativa na qual acusou as diferentes forças políticas de “falta de responsabilidade”.

A renúncia veio pouco depois do anúncio de que o primeiro-ministro Khaled Bahah deixou o cargo, e denunciou que o país está “em um beco sem saída”. Trata-se de uma aparente referência a um impasse entre Hadi e o poderoso movimento Houthi do Iêmen.

- Publicidade -

A renúncia de Bahah, que foi nomeado no último dia 13 de outubro, representa também a renúncia em bloco de todos os membros do governo iemenita, segundo um comunicado divulgado pelo porta-voz do Executivo, Rayeh Badi.

A mensagem salientou que o gabinete “se nega” a ser arrastado para “um labirinto político no qual não rege nenhuma lei nem regulamento”.

A nota destacou que os ministros iemenitas tentaram “o possível” para servir aos interesses do povo e do país com a maior “eficiência, responsabilidade e consciência”, mas se deram conta que “nesta situação é inviável”.

Bahah assegurou que, com a renúncia apresentada ao chefe de Estado e ao povo iemenita, querem deixar claro que não desejam “ser parte do que está ocorrendo nem do que acontecerá mais adiante” no Iêmen.

Os houthis e o presidente do País chegaram ontem a um acordo de cessar-fogo com o qual pretendem pôr fim a uma crise que arrastava o país rumo a um eventual conflito armado.

Pelo menos 18 pessoas morreram e outras 96 ficaram feridas nos enfrentamentos que ocorreram esta semana entre combatentes rebeldes e forças governamentais em Sana.

Os combatentes xiitas tomaram o controle nos últimos meses de sete Províncias do Iêmen, incluindo sua capital, onde a tensão aumentou esta semana com o ataque às sedes presidenciais.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: R7

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: