O presidente Desi Bouterse falou na tarde desta terça-feira aos parlamentares da Assembléia Nacional (DNA) sobre o plano de recuperação da economia.
O presidente foi muito criticado pela oposição pelo longo período que a equipe econômica do governo levou para apresentar o plano que segundo o chefe de estado, vai tirar o Suriname do atoleiro econômico.
Uma comissão especial do parlamento vai acompanhar a implementação do Processo de Estabilização e Recuperação e monitorar as ações do governo na aplicação dos recursos disponibilizados pelo FMI. Trata-se da Comissão Permanente de Finanças que será composta por líderes de partidos de oposição como Ronnie Brunswick (ABOP) e Carl Breeveld (DOE), informou a presidente do parlamento Jennyfer Geerlings-Simons nesta terça-feira, 31 de maio, pouco antes do presidente Desi Bouterse começar com a apresentação do programa de ajustamento.
No início da reunião pública da Assembléia Nacional, o parlamentar Mahinder Jogi (VHP) criticou o estado de coisas que cercam a submissão e apresentação do plano de recuperação. Jogi observou que o presidente Desi Bouterse no final de abril se comprometeu a apresentar o plano de recuperação dentro de uma semana ao Parlamento e não cumpriu. O parlamentar do VHP também questionou qual o resultado da contribuição do Parlamento, uma vez que o acordo com o FMI já foi assinado na sexta-feira passada aprovando o pedido de empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI)?.
Ao longo dos próximos dois anos, o FMI vai disponibilizar 478 milhões de dólares aos cofres do governo e a primeira parcela de 81 milhões de dólares norte-americanos já estará liberada esta semana. O reembolso do empréstimo do FMI começará a ser feito a partir de 2018.
O jornal LPM NEWS juntamente com grande parte da mídia local teve acesso a reunião na Assembléia Nacional registrando em fotos e vídeos este momento importante para os brasileiros que vivem no Suriname e acompanham o desenrolar dos fatos quanto a atual situação econômica do país.
Deixe seu comentário abaixo.