28.5 C
Distrikt Paramaribo
domingo, 12 janeiro, 2025

Prefeitura de Belém expõe projetos voltados às questões climáticas durante fórum mundial com participação do Suriname

“Pretendemos que os nove países da Amazônia internacional estejam representados. Os amazônidas têm o direito de falar sobre o seu futuro, mas queremos muito a solidariedade também de quem não é da região", afirma o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Veja também

Falta apenas um dia para o início do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa). E a Prefeitura de Belém participa do evento com a exposição de diversos projetos e ações envolvendo 12 órgãos, voltados às questões climáticas e de proteção dos povos da floresta, no prédio do Mirante da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Guamá.

O X Fospa acontece de 28 a 31 de julho e traz como temas a crise climática, a defesa da floresta, a grilagem de terra, a destruição da sociobiodiversidade e outros.

O evento conta também com o apoio do governo municipal e reúne de quinta-feira a domingo, 28 a 31, na capital paraense, mais de nove países que compõem a Pan-Amazônia, para discutir e debater a respeito da região.

O Fospa é considerado um momento de luta e organização dos povos e movimentos sociais da Pan-Amazônia (Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname).

“Pretendemos que os nove países da Amazônia internacional estejam representados. Os amazônidas têm o direito de falar sobre o seu futuro, mas queremos muito a solidariedade também de quem não é da região”, afirma o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

O membro do Comitê Organizador do Fospa, Luiz Arnaldo Campos, destaca que Belém está se preparando para receber o Fórum. “A cidade é extremamente solidária aos povos que habitam a Amazônia, por isso vamos receber, de braços abertos, o Fórum”.

Exposições – No Fospa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) expõe sobre os projetos Mais Árvores; Formação de Agentes Ambientais; Educação Ambiental de Povos Indígenas e Tradicionais de Matriz Africana; Educação Ambiental e Risco Aviário Feira de troca de Sementes e Mudas de Uso Tradicional; Elaboração do Programa Educação Ambiental e Arborização Urbana de Belém; “Sementes do Amanhã”: Belém Mais Verde; Identidade do Paisagismo de Belém; Implementação de áreas protegidas de Belém; e o Plano de Arborização de Belém.

O Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) apresenta os projetos do canal de descarga da rua dos Caripunas; conjunto habitacional; trabalho social com famílias da área do Promaben; e oficinas ambientais.

Já a Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep) marca sua participação por meio do programa Tá Selado, com salas tendo como tema o Direito à Cidade na Amazônia: Cidades Verdes para todos – A Justiça Climática e a Cidade Amazônica; Direito à Cidade e Governança Popular; e Mecanismos de Participação Cidadã e Justiça Social.

Para o X Fospa, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) proporciona debates no Fórum de Sociedade e Saúde: Educação Popular como Política de Saúde; Casa disparador: Experiência Exitosa: EdPopSUS DAMOS e o desenvolvimento da EdPopSUS em Belém.

Além de roda de conversa: Cadastra Belém e a Expansão da Atenção Primária em Saúde em Belém; Universidade, Saúde e Sociedade, com o Caso disparador: Experiências Extensionistas com População em Situação de Rua e Refugiados; lançamento do Fórum Popular de Saúde; e Ato de Saída da Feira: Cortejo com Batalhão dos Maravilhosos e Palhaços Tri-pulantes.

E também os projetos Experiências das Redes de Saúde em Belém; Blitz PICS: Práticas Interativas e Complementares em Saúde; Farmácia Nativa; e Educação em Saúde.

Na área da educação, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) oferece Leituras e Literaturas Decoloniais na RME: Debates sobre gênero, raça e classe; em atividades autogestionadas, o Alfabetiza Belém e a Coordenação Escolar dos Indígenas, Imigrantes e Refugiados (Ceiir). No estande, a Semec apresenta projetos das escolas no espaço e oito Unidades Educativas para o alojamento das delegações participam do X Fospa.

A Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) exibe o projeto Horta nas Escolas.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) marca presença na 10ª edição do Fospa com duas atividades. Uma delas realizada ao longo dos dias 28, 29 e 30 de julho, no estande da Semad. Trata-se da exposição fotográfica “Olhares e Fazeres Sem Fronteiras”, organizada pela servidora Célia Maracajá.

Já a segunda ação da Semad no Fospa 2022 se dá no sábado, 30, na sala B-1 do Bloco Q da UFPA. A mesa de debate “Encontro dos Pensamentos Sem Fronteiras – Desafios e Perspectivas de um Governo Popular na Amazônia”, com a presença de lideranças sociais e políticas; representantes de instituições de ensino superior e estudantes, entre outros convidados.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) leva o projeto de Implantação e Requalificação Portuária, que compreende à requalificação dos seis terminais já existentes e a implantação de quatro novos portos, totalizando 10 portos fluviais na região insular de Belém, que é composta por 39 ilhas, com 342,52 km2 de cobertura territorial urbana.

Coordenadorias – Ainda no evento, a Coordenadoria Antirracista (Coant) leva para o Fórum oficinas de grafismo indígena; de tranças, turbantes e performance negra; feira de trocas de sementes e mudas tradicionais da Amazônia;  e símbolos de expressividades das religiões de matrizes africanas.

Já a Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS) divulga no evento projetos e atividades da Coordenadoria: CDS nos Bairros; CDS nas ilhas; projeto Atotô Salubá – Saúde nos Terreiros; Casamento Comunitário LGBTI+; Olhar Noturno; Cesta Nutrir; Campanha de Dignidade Menstrual; cursos profissionalizantes; palestras de capacitação em Unidades de Saúde; e Feira de Empreendedores LGBTI+.

A Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) apresenta no Fospa o “É DAS MANAS – Programa Municipal de Atenção Integral à Mulher”; S.O.S MANAS; COMBEL nos Bairros; Campanha pela Dignidade Menstrual; Julho das Pretas; e Rock das Manas.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) apresenta o Programa Municipal de Renda Cidadã Bora Belém, por meio de folders explicativos, equipe técnica presente para maiores explicações e vídeos com depoimentos de contemplados.

O Banco do Povo leva para o seu estande informações das atribuições do Banco: crédito solidário e capacitação; e venda de comidas típicas, lanches, doces, geleias e compotas, com beneficiárias dos projetos Donas de Si e do Crédito Solidário.

Realização – A programação do Fospa será realizada no Campus UFPA, no bairro Guamá. O Instituto de Ciências Exatas e Naturais; o auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes; o Instituto de Ciências Biológicas, e outras áreas da UFPA receberão os eventos.

Temáticas –  Fórum será organizado em sete temáticas: Casas de Saberes e Sentires; Grandes Eventos; Atividades Autogestionadas; Plenárias; Atividades Culturais; Tendas; e Atividades Coligadas.

Abertura – O primeiro ato é de comunhão, com a tradicional marcha dos movimentos de mulheres, quilombolas, ribeirinhos, povos originários, entre outros. A concentração inicia às 15h, de quinta, 28, na Escadinha da Estação das Docas, com saída prevista para 16h.

O cortejo vai seguir pelas avenidas Presidente Vargas e Assis de Vasconcelos, até a Praça Maestro Waldemar Henrique, onde lideranças organizadoras do X Fospa e autoridades anfitriãs, como o prefeito Edmilson Rodrigues e o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, vão se pronunciar.

A programação completa do Fospa pode ser acessada no site do Fórum.

- Publicidade -spot_img

Mais do LPM

- Publicidade -

Conteúdos recomendados

Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App