spot_img
spot_img

Por incidente, Nasa altera de novo data de lançamento do James Webb

Adiamento ocorre devido a uma falha que aconteceu quando técnicos se preparavam para prender o sucessor do Hubble ao adaptador do veículo lançador na Guiana Francesa

Atualizado há

- Publicidade -

O lançamento do telescópio espacial James Webb, considerado o sucessor do Telescópio Hubble, foi adiado para 22 dezembro após um incidente durante operações em sua plataforma na Guiana Francesa. O anúncio foi feito pela Nasa na última segunda-feira (22).

A data estimada anteriormente para o lançamento de James Webb — que será o telescópio mais complexo do mundo — era 18 de dezembro de 2021. Mas o imprevisto gerou a necessidade de fazer testes adicionais antes que o equipamento de 6,5 toneladas seja enviado ao espaço.

O problema ocorreu quando técnicos se preparavam para prender o telescópio ao adaptador do veículo de lançamento. Esse adaptador é utilizado para inserir o James Webb na parte superior do foguete Ariane 5, que a empresa francesa Arianespace desenvolveu para levá-lo em órbita.

- Publicidade -

“Um súbito desprendimento inesperado de uma argola de sujeição, que fixa o Webb ao adaptador do veículo de lançamento, causou uma vibração através do observatório”, detalhou a Nasa, em comunicado.

A agência espacial norte-americana, que dirige a construção do James Webb nos Estados Unidos, está liderando uma investigação para saber como a falha ocorreu. Serão realizados também testes para investigar se o incidente não danificou nenhum componente.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: