Os garimpeiros ilegais começaram a ser retirados da área de concessão da mineradora Rosebel em Brokopondo na quarta-feira.
Uma escavadeira e vários outros itens foram apreendidos pela operação coordenada pela polícia para reintegração de posse da área para a mineradora.
Mais de 130 agentes da polícia, soldados do exército e membros da comissão do Setor de Planejamento de Ouro estão envolvidos nesta operação. Segundo o coordenador da operação, Comissário Robby Ramjiawan, até o momento não foi necessário o uso de força para retirar os garimpeiros ilegais da área pertencente a mineradora IAMGOLD.
Na quarta-feira, alguns tiros de advertência foram disparados e até o momento ninguém foi preso por violação da Lei de Mineração. A lista de bens apreendidos e o relatório sobre a operação será feito o mais rapidamente possível e enviado ao Ministério Público.
Através de consultas realizadas com a procuradora, Cynthia Klein e a administração da Rosebel Goldmines, foram fornecidos combustível, alojamento e alimentação para as tropas. Ramjiawan disse que a assistência logística da empresa era necessário dada “situação precária do Corpo de Polícia do Suriname.
Ramjiawan está contente pelo fato da operação está sendo realizada com sucesso. Segundo o comandante, as pessoas foram avisadas e muitos já haviam retirado os seus pertences da área antes que as tropas chegassem no local.
Para evitar o retorno dos garimpeiros ilegais, uma unidade da polícia e soldados vai monitorar o local.
Foto: Starnieuws
Deixe seu comentário abaixo.